sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Divórcio por SMS

"Muçulmanos utilizam mensagens electrónicas para acabar uniões

Nos países islâmicos, onde basta ao homem declarar três vezes a sua vontade para pôr fim ao matrimónio, os telemóveis vieram aligeirar o processo de separação. Agora, há quem apresente a 'talak' (declaração de divórcio) por SMS.

Divorciar-se sem burocracias não é ficção no mundo islâmico, pelo menos para os homens. A 'sharia' (lei islâmica) admite que os homens obtenham o divórcio depois de declararem, por três vezes consecutivas, de que este é o seu desejo, e permite que o façam por carta. Porém nos países amantes das novas tecnologias, alguns muçulmanos já estão a utilizar as mensagens electrónicas, sobretudo o SMS, para declarar o fim dos seus casamentos.

Foi o que fez, recentemente, o marido da egípcia Iqbal Abul Naser. Depois de receber três SMS com a 'talak' (declaração de divórcio), Iqbal recorreu, preplexa, a um tribunal de família no Cairo para saber qual é, agora, o seu real estado civil.

O caso foi notícia no diário egípcio 'Al Ajbar'. Segundo este jornal, a mensagem do marido de Abul Naser dizia textualmente "concedo-te o divórcio porque não satisfazes ao teu marido". Se o tribunal reconhecer a validade da decisão do marido este será o primeiro caso de divórcio via telemóvel no país."

Quinta-feira, 24 de Jan de 2008 - in www.expresso.pt

1 comentário:

Bubbles disse...

talak, talak, talak! Já está! Acabou-se!!!