Ontem por volta das 23h30, depois de um dia de trabalho, fiz-me ao caminho de regresso a casa. O trajecto é muito simples e àquela hora o trânsito flui tranquilamente... ou deveria fluir.
Ontem estive cerca de 30 minutos paradinha (paradinha do género estacionada) na 2ª circular, na zona do Campo Grande. Nos primeiros momentos, quando comecei a abrandar, pensei: "Viva o fenómeno do Campo Grande" (aquele fenómeno inexplicável que acontece todos os dias entre as 18h e as 19h nesta zona da 2ª circular no sentido Aeroporto-Benfica). Mas passados uns 5 minutos (quando puxei o travão-de-mão) percebi que não podia ser o fenómeno Campo Grande. O meu pensamento mudou para: "provavelmente foi um acidente". E assim passei os restantes 25 minutos (mais coisa, menos coisa) no meu carro, sózinha a imaginar o tamanho do acidente.
Quando a estrada foi desobstruída e o trânsito começou a fluir tentei visualizar o tal acidente. Mas não só não vi acidente nenhum como também não consegui perceber a razão para os 30 minutos parada. Quando passei na zona afectada (junto à Escola Alemã) só vi sinais de obras e uma concentração de polícias na converseta. Fiquei sem perceber, mas naquele momento a única coisa que me ocorria era: "prego a fundo até casa".
Afinal vi hoje no jornal que o trânsito às 23h30 na 2ª circular foi provocado por uma ruptura de gás.
"Lisboa: Ruptura de gás obriga a corte de trânsito na Segunda Circular
O trânsito na Segunda Circular, em Lisboa, esteve cortado durante uma hora, terça-feira à noite, devido a uma ruptura de gás, revelou o Comando Metropolitano da PSP. O corte de trânsito fez-se junta à Escola Alemã, no sentido Aeroporto-Benfica. No local estiveram também os bombeiros e um piquete da Lisboa Gás.
MF. Lusa/Fim"
Pouca sorte a minha... apenas 1hora de trânsito cortado, tinha mesmo de coincidir com o momento em que eu atravessei a 2ª circular. Isto é que é pontaria!