sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Mudança da hora, o fenómeno!



Não trago novidade nenhuma quando escrevo que a hora mudou na madrugada do passado dia 28 de Outubro... Mas, fiquem a saber que a mudança da hora é uma coisa que me fascina! Para além de um "fenómeno" físico acho também que durante uns dias é conjuntamente um "fenómeno" social. Isto porque, quando muda a hora todas as pessoas que conheço passam os dias seguintes a dizer coisas como: "bolas, vou dormir menos uma hora!"; ou "a esta hora já tinha saído do trabalho"; ou "antes de mudar a hora agora eram seis em vez de cinco da tarde", "bem, isto agora com a mudança da hora, o dia parece que nem passa" and so on and so on...
Mas o que me traz aqui não é somente a pressão psicológica (pensamentos meus) que a mudança de hora exerce sobre nós. Venho aqui para prestar serviço público, é, serviço público.
Fiquem a partir deste momento a saber que existe nada mais, nada menos que uma "Comissão permanente da hora"!
Esta comissão pertence ao Observatório Astronómico de Lisboa e tenho cá para comigo que não damos a devido importância à mudança da hora (!).
Pausa: Não estou a fazer este post por despeito apenas acho isto curioso.
Agora sim, sei de onde vem a informação que faz com que a mudança da hora seja notícia no alinhamento dos telejornais. Este organismo emite um press release a alertar para o acontecimento, e passo a citar:
"A mudança para a "hora de Inverno", efectuar-se-á na madrugada do dia 28 de Outubro, domingo, às 2 horas, informa a Comissão Permanente da Hora, com sede no Observatório Astronómico de Lisboa. Consequentemente, os relógios deverão ser atrasados 60 minutos: às 02 horas em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira (às 02h00 passa para a 01h00); à 1 hora na Região Autónoma dos Açores (à 1hora passa para a meia-noite).
Se isto não bastasse para curiosidade (o facto de existir tal comissão) temos ainda o facto de a mudança da hora ocorrer:
"em harmonia com a seguinte legislação em vigor: 1. Nacional – DL n.º 17/96, de 8 de Março, DLR n.º 6/96/M, de 25 de Junho e DLR n.º 16/96/A, de 1 de Agosto; 2. Comunitária – 8.ª Directiva 2000/84/Ce de 19 de Janeiro de 2001, do Parlamento Europeu e do Conselho, relativa às disposições respeitantes à hora de Verão e Comunicação da Comissão das Comunidades Europeias, nos termos do artigo 4.º da citada Directiva. Lisboa, 24 de Outubro de 2007" .
Existem áté estes Decretos-Lei, que ainda hei-de descobrir o que dizem. Mas quanto a mim só podem zelar pela estabilidade da sociedade(!).

Resumindo, concluindo e baralhando, existem algumas pessoas a trabalhar para que tudo dê certo, e eu desconhecia de todo a importância que assume a mudança da hora!!



Sem comentários: