segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

ATENÇÃO! São 13 as badaladas

"Ano Novo: 2009 começa oficialmente um segundo mais tarde

Washington, 28 Dez (Lusa) - O ano de 2009 vai começar oficialmente um segundo mais tarde, depois de todos os relógios do mundo se ajustarem à rotação cada vez mais lenta do eixo da terra, anunciou hoje o Observatório Naval dos Estados Unidos.

Assim, quando na quarta-feira os relógios marcarem 23:59:59 do chamado "tempo universal", mais conhecido como meridiano de Greenwich, será adicionado oficialmente um segundo extra.

O Observatório, que tem a seu cargo o relógio oficial do Pentágono, explicou que o ritmo da variação da rotação da Terra "ocorre a taxas que são afectadas pela mutação das marés e outros factores".

"Este é o vigésimo quarto segundo extra que é adicionado à hora universal, uma escala uniforme de medição do tempo mantida por relógios atómicos em todo o mundo desde 1972", pode ler-se num comunicado do Observatório citado pela agência EFE.

"Historicamente a medição horária do tempo está relacionada com a rotação média da Terra em relação aos corpos celestes e segundo a qual foi definido este marco de referência", explica a instituição.

A invenção dos relógios atómicos definiu um "tempo atómico" com uma escala muito mais precisa e com um segundo que é independente da rotação do planeta.

Em 1970, um acordo internacional estabeleceu duas escalas de medição do tempo: uma relacionada com a rotação da Terra e outra com o tempo atómico.

"O problema é que a rotação da Terra está mais lenta de forma gradual, o que requere a inserção periódica de um segundo extra à escala de tempo atómica para manter ambas a um segundo uma da outra", conclui o Observatório.

JRS.
Lusa/fim."

3 comentários:

Suz disse...

Eish!

Este ano nunca mais acaba!

:P

Noninhas disse...

13 badaladas... sinónimo de 13 passas

Anónimo disse...

13 dá azar!!
Como é?!