quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O Halloween chegou mais cedo ao meu prédio

O sítio onde vivo é muito calminho. Não há muito trânsito na minha rua, não se ouvem os autocarros, nem mesmo os miúdos da escola de hotelaria que aqui há fazem grande barulho. O barulho mais chato que ouvimos quando temos as janelas abertas, são os gritinhos dos miúdos no parque infantil. Não se pode dizer que seja um barulho infernal. É tudo muito pacífico por aqui. No meu prédio, igualmente. Os vizinhos são todos calmos, nunca ouvimos nada a não ser a malta a subir as escadas. Contudo, ontem, os meus vizinhos do lado deram um verdadeiro espectáculo, triste de se ouvir. Até me custa um pouco colocar em palavras o que ouvimos ontem à noite, incrédulos. Começou com uma porta a bater com toda a violência, que até pensámos que seria no andar de baixo, uma corrente de ar talvez. Logo de seguida ouvimos uma gritaria e logo percebemos que era a mãe a gritar com uma das filhas "Mas quem és tu para me falares assim?? Não falas assim comigo!!!!". A "senhora" gritou em plenos pulmões durante uns 5 longos minutos. Do lado de cá, ouvíamos as duas miúdas a chorar. Nesta fase, com o meu bebé ao colo, só me apetecia chorar de nervos e apertá-lo com toda a força, como se lhe dissesse "Nunca terás que enfrentar uma coisa como aquelas". Era mesmo um cenário negro, estava mesmo aflita pelas crianças. Até que o inimaginável aconteceu: ouvimos uma das miúdas a gritar "Pára mãe, pára!!!!!!!!" e a mulher a continuar aos gritos e de seguida alguma coisa a partir-se no chão. Uma das miúdas, ouço-a no quarto a soluçar (tudo bem que são prédios antigos, mas ouvir uma criança a soluçar compulsivamente do outro lado da parede, é qualquer coisa...) e a outra ouvi-a a correr a chorar em alto e bom som lá para dentro, calculo que para a casa de banho ou cozinha. E assim como começou, acabou. Passado uma hora, o pai chega a casa, mas não aconteceu nada. Calculo que ele nem se tenha apercebido da situação.
Uma pessoa nestas situações, fica sempre sem reacção. Eu pelo menos. Chamo ou não a polícia? Não é normal este tipo de comportamento dos meus vizinhos, mas foi uma cena tão violenta, que sinceramente era o que me apetecia fazer, especialmente quando a criança começa a gritar "Pára!" para a própria mãe. Já tinha ouvido uns gritos da mãe e das miúdas, mas nunca tinha chegado a este ponto. Começo a pensar, que raio de mãe faz isto, por muito que esteja de cabeça perdida?... Como é que estas duas miúdas não ficarão afectadas com este comportamento de alguém a quem chamam Mãe? Não será saudável viver com este tipo de ambiente familiar. Infelizmente, não será a primeira nem a última mãe a fazê-lo. 

4 comentários:

Suz disse...

Devias ter chamado a polícia :/

Panuci disse...

Para a próxima não falha... Foi a primeira vez que aconteceu e a reacção foi apenas ouvir e não reagimos... Depois da coisa partida no chão, acabou. Ainda ficámos atentos mas mais nada aconteceu. Enfim.

bf disse...

Pois.. Só quem está presente pode perceber a gravidade da coisa. Se achas que devias ter chamado a polícia guarda como lição. Sabes, por vezes isso até ajuda os pais a perceberem. Outra hipotese era tocar à campaínha e perguntar se precisa de ajuda...
:(

Panuci disse...

Como foi a primeira vez, hesitei... Espero que não haja uma próxima vez.