sábado, 10 de novembro de 2007

Meninices

Quando somos pequeninos, tudo é novo, tudo o que nos rodeia é uma novidade todos os dias! Tudo, inclusivamente as palavras! Quem não dizia mal algumas palavras, pensando que era assim que se dizia? Houve um dia que uma amiga minha chegou ao pé de mim e disse uma palavra muito estranha... Que tinha dado isso na escola nesse dia... "Avô cabulário??" Pensei eu. O que será um "Avô cabulário?" Bem, não há-de ser nada. Mas aquilo fez-me espécie. O que é que facto é que passado um tempo percebi que avô nunca o foi, mas que era um primo afastado, o vocabulário... E quem não dizia "Partida LAGARTA fugida!"??? Acho que a maioria de nós o dizia!

Outra: lembro-me perfeitamente de o Fialho Gouveia, na Arca de Noé, ter dito que uma senhora era amicíssima dele e aquilo fez-me uma confusão dos diabos, porque era uma palavra mesmo levada da breca, eu não a conseguia dizer nem por nada!! Lembro-me de a minha mãe me tentar explicar como se dizia, mas deu nó na altura! Andei uns tempos a anhar com aquilo.

Lanço um desafio a todos os caros "ouvintes" para deixarem as sua pérolas infantis! Vá lá, não tenham vergonha!!

6 comentários:

Dani disse...

Eu aprendi a palavra "ambas" quando tinha uns 7 aninhos e desde esse dia nunca mais a deixei de usar...é uma palavra bonita.
Ja agora aproveito para dizer que até aos meus 15 anos eu fazia questão de dizer baumilha em vez de baunilha...tentei que colasse á geração inteira mas nao resultou!

Dani disse...

ah! e dizia "cafanho" (tradução: casa de banho) sempre achei que seria giro encurtar a palavra mas tambem nao colou....não sei porquê...eu até acho que são ideias geniais, vou começar a usar de novo...pode ser cole agora!!!

Suz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Suz disse...

Cadreneta de cromos.

A dislexia já se anunciava na infância mas só conheceu a glória após a faculdade :)

Anónimo disse...

quando era pequena perguntei ao meu avô o que significava um símbolo do carro e ele respondeu-me: "médicos franceses" e eu fiquei uns minutos a matutar naquilo, o que raio tinham os médicos franceses a ver com os carros e perguntei-lhe e ele desatou a rir e respondeu-me que queria dizer: médios acesos!

Anónimo disse...

Eu até hoje continuo-o a utilizar a palavra "negredo" para descrever uma situação muito má, nunca a palavra "degredo" entrou no meu vocabulario... o mais engraçado é que consegui fazer com que o pessoal à minha volta use na sua vida quotidiana a minha criação