segunda-feira, 30 de junho de 2008

A velha questão

Não sei até que ponto isto é verdadeiramente o testemunho do "Kramer", mas aqui fica o apontamento.

"Michael Richards conhecido como Kramer da série televisiva Seinfeld, levantou um bom problema. O que se segue é o seu discurso de defesa em tribunal depois de ter feito alguns comentários raciais na sua peça de comédia. Ele levanta alguns pontos muito interessantes"

"Quantas pessoas estão actualmente a prestar atenção a isto? Existem Afro-Americanos, Americanos Hispânicos, Americanos Asiáticos, Americanos Árabes, etc. E depois há os apenas Americanos. Vocês passam por mim na rua e mostram arrogância. Chamam-me 'White boy,' 'Cracker,' 'Honkey,' 'Whitey,' 'Caveman' ...e está tudo bem. Mas quando eu vos chamo Nigger, Kike, Towel head, Sand-nigger, Camel Jockey, Beaner, Gook, ou Chink, vocês chamam-me racista. Quando vocês dizem que os Brancos cometem muita violência contra vocês, então porque razão os ghettos são os sítios mais perigosos para se viver?


Vocês têm o United Negro College Fund.
Vocês têm o Martin Luther King Day.
Vocês têm Black History Month.
Vocês têm o Cesar Chavez Day.
Vocês têm o Yom Hashoah.
Vocês têm o Ma'uled Al-Nabi.
Vocês têm o NAACP.
Vocês têm o BET [Black Entertainment Television] (tradução: Televisão de Entretenimento para pretos).
Se nós tivéssemos o WET [White Entertainment Television] seriamos racistas.
Se nós tivéssemos o Dia do Orgulho Branco, vocês chamariam-nos racistas.
Se tivéssemos o mês da História Branca, éramos logo racistas.
Se tivéssemos alguma organização para ajudar apenas Brancos a andarem com a sua vida para frente, éramos logo racistas.
Existem actualmente a Hispanic Chamber of Commerce, a Black Chamber of Commerce e nós apenas temos a Chamber of Commerce.

Quem paga por isto?

Uma mulher Branca não pode ser a Miss Black American, mas qualquer mulher de outra cor pode ser a Miss America.
Se nós tivéssemos bolsas direccionadas apenas para estudantes Brancos, éramos logo chamados de racistas.
Existem por todos os EUA cerca de 60 colégios para Negros. Se nós tivéssemos colégios para Brancos seria considerado um colégio racista.
Os pretos têm marchas pela sua raça e pelos seus direitos civis, como a Million Man March. Se nós fizéssemos uma marcha pela nossa Raça e pelos nossos direitos seriamos logo apelidados de racistas.
Vocês têm orgulho em ser pretos, castanhos, amarelos ou laranja, e não têm medo de o demonstrar publicamente. Mas se nós dissermos que temos 'Orgulho Branco', vocês chamam-nos racistas.
Vocês roubam-nos, fazem-nos carjack, disparam sobre nós. Mas, quando um oficial da policia Branco dispara contra um preto de um gang ou pára um traficante de droga preto que era um fora-da-lei e um perigo para a sociedade, vocês chamam-no racista.
Eu tenho orgulho.
Mas vocês chamam-me racista.
Porque razão só os Brancos podem ser chamados de racistas?"

3 comentários:

Suz disse...

Por 500 anos de História a pesar, só por isso.

São as chamadas facturas eternas, como a da Alemanha face à Europa, tal como a dos países colonizadores para com os colonizados.

:S

topera disse...

REALMENTE ESTE BLOGUE É FANTASTICO!!Tambem se discutem assuntos bastantes interessantes, este é um deles...o racismo!!
Nos States, o racismo chega a extremos contra os negros, asiáticos e latino-americanos, fico assustada e com muito medo, e temo que isto va acabar muito mal!!

PrimusBaro disse...

Excelente argumentação!

Tudo o resto são pretextos para a "outras cores" reenvindicarem supremacia racial!

Não me tomem por racista, que até nem é o caso, mas a arguemntação encaixa-se perfeitamente mesmo até neste nosso cantinho á beira-mar plantado!

Vão lá fazer mal aos senhores e depois queixem-se que a ligas, fundações e grupos ditos anti-racistas vos saltam em cima.

nem a justiça ou a forças da lei vos livram.

Experimentem ir passear para a Damaia sendo vossemecês branquelas e vã a ver o que é bom para a tosse. E depois o que é que acontece? Nada! Absolutamente ZERO! policia não actua, justiça é o que se vê!

Agora vai um, por exemplo, preto e dão uma porrada no Bairro Alto ou é assaltado ou provoca distúrbios e leva uns correctivos por quem de direito.
Acontece o quÊ?..

Pois.. façam as matemáticas e vejam-nos a aparecer nas notícias em prime-time com edição extra.

Continuem a passar-lhes a mãozinha pela cabeça... coitadinhos...

Repito, excelente argumentação, mas quase que de certeza que o veredicto não lhe deve ter sido favorável... ou talvez tenha...