terça-feira, 1 de julho de 2008

Diz que é assim...


Há uns largos meses atrás, quando a Panuci escreveu sobre algumas coisas que dizíamos na nossa meninice e que com a idade descobrimos que estávamos errados, ficou lançado o desafio para quem se lembrasse de mais qualquer coisa do género "partida lagarta fugida".
Eis que depois senão quando que, no passado fim-de-semana surgiu-me uma "bacorada" de pequenina e até já de grandinha... Sempre chamei a este objecto alfinete dama, sem nunca perceber quem e o porquê de lhe terem dado este nome. Sei que em inglês se chama Safety pin, e sei também que era o alfinete que a minha mãe punha nas minhas fraldas (sim eu ainda sou do tempo em que se usavam fraldas de pano), e que ainda hoje guardo...

Ora pois bem, este objecto na verdade chama-se alfinete-de-ama e segundo o dicionário é: alfinete cujo bico encaixa numa cavidade, na extremidade oposta, para não se desprender e não picar; alfinete-de-dama, alfinete de gancho, alfinete de segurança, alfinete de bebé.
Andei anos a "dormir na forma", quando se simplesmente tivesse separado o de do ama, as coisas me teriam feito muito mais sentido!

Enfim... Ele há malucos para tudo e eu sou dos piores!

P.S: Este é o meu 100º post! Panuci já só me faltam 200... lol

6 comentários:

Panuci disse...

Estás no bom caminho!! Estás-me quase a apanhar!! Bonito este atrofio do alfinete dama... O que é que te passaria na cabecita na altura, o porquê de se chamar assim, a confusão q deve ter sido... :)

Suz disse...

Eh eh

E ainda bem que fui ler o post antigo, senão ia comentar aqui pela 2ª vez a estória da cadrenta..

:P

Nicolau disse...

e eu que sempre pensei que fosse "alfinete-de-dama" :)

já agora parabnéns :)

Bubbles disse...

Panuci, imagina as horas passadas a pensar "em que é que este alfinete se parece com uma Dama!"

Suz,parece que fiz bem em pôr o link. :P

Obrigada Nicolau, andavas desaparecido...

Anónimo disse...

Excelente apontamento cultural.

Anónimo disse...

Provavelmente não deves ser a unica que andou a ser enganada...pelo menos eu tambem fui e bem!!! Como diz a outra que grande atrofio...anda uma pessoa a pensar que sabe tudo e depois escorrega numa bacorada destas...nao ha condições!!!