segunda-feira, 18 de maio de 2009

ui ui...

Barriguinha aumenta risco de morte de mulheres com IMC normal

A acumulação central de gordura relaciona-se com um aumento do risco de morte, mesmo em mulheres com um índice de massa corporal (IMC) normal.

Esta é a conclusão final de um estudo que avaliou 44.636 mulheres, participantes do Nurses Health Study. A associação entre a obesidade abdominal (definida com circunferência abdominal maior que 88 cm) e o risco de morte por todas as causas, durante os 16 anos de seguimento clínico, foi avaliada pelos autores do estudo.

Neste período foram identificadas 3.507 mortes, incluindo 751 mortes cardiovasculares e 1.748 mortes por cancro.

Após o ajuste para o índice de massa corporal (peso dividido pela a altura ao quadrado), as mulheres situadas na menor faixa de circunferência abdominal quando comparadas com aquelas situadas na maior faixa, observou-se um aumento do risco relativo de morte por todas as causas, morte cardiovascular e por cancro em até 79%, 99% e 63%, respectivamente.

Entre as mulheres de peso normal, ou seja, com um índice de massa corporal situado entre 18,5 até 25 kg/m2, a obesidade abdominal foi associada a um aumento do risco de morte por todas as causas, doenças cardiovasculares e cancro.

A comunidade médica considera ideal um valor de circunferência abdominal abaixo de 80 cm.

in http://saude.sapo.pt

2 comentários: