Após verificar o que queria dizer obrigado ou obrigada, cá vai a explicação:
Obrigado é um adjectivo que pode ser definido como "que se sente devedor de alguma coisa, normalmente um favor ou uma amabilidade" e pode normalmente ser sinónimo de agradecido, grato ou reconhecido. Este adjectivo deriva do verbo obrigar, sendo provável que fossem usuais construções semelhantes a Estou-lhe obrigado ou Ela ficou-lhe obrigada ou ainda Estamos muito obrigados pelo favor que nos fez, mas estas construções não são frequentes na língua contemporânea. Quando obrigado é usado como forma de agradecimento, entende-se tradicionalmente que se trata de um uso do adjectivo, e então muitos gramáticos aconselham que o adjectivo deve concordar com o sujeito que se exprime: obrigado, se se tratar de um sujeito masculino; obrigada, se se tratar de um sujeito feminino; obrigados, se se tratar de um sujeito masculino plural e obrigadas, se se tratar de um sujeito feminino plural. No entanto, é possível considerar obrigado uma interjeição, pois nada há que justifique tratar-se de um adjectivo, quando usado isoladamente. Neste caso, e visto que as interjeições são palavras invariáveis, a forma a usar deverá ser única -obrigado -, independentemente do género ou número do sujeito que fala. Este caso de obrigado como interjeição poderá então aproximar-se de outros casos em que um adjectivo original perde a flexão e passa a constituir uma interjeição (ex. Aplaudo essa proposta; apoiado!Óptimo; adorei os resultados! Pronto, meninas, vamos embora!). Como conclusão, pode dizer-se que uma mulher pode agradecer de forma correcta com obrigada (utilizando um adjectivo que concorda em género e número com o sujeito falante) ou com obrigado (utilizando uma interjeição, que é invariável), mas um homem só deverá agradecer com obrigado, pois esta forma é a do adjectivo masculino singular e da interjeição.
8 comentários:
Gaja = obrigada
Gajo = obrigado
Foi o que uma stôra de português me ensinou..
:o)
Obrigado...
Mas alguem foi "obrigado/a" a algo?
Deveria ser "agradecido/a".
Follow my drift?
Hum, sim.
Porque dizemos obrigada e não agradecida, por exemplo?
Pois a origem etimológica da expressão desconheço.. :)
Mas posso investigar junto das minhas fontes ;)
Após verificar o que queria dizer obrigado ou obrigada, cá vai a explicação:
Obrigado é um adjectivo que pode ser definido como "que se sente devedor de alguma coisa, normalmente um favor ou uma amabilidade" e pode normalmente ser sinónimo de agradecido, grato ou reconhecido. Este adjectivo deriva do verbo obrigar, sendo provável que fossem usuais construções semelhantes a Estou-lhe obrigado ou Ela ficou-lhe obrigada ou ainda Estamos muito obrigados pelo favor que nos fez, mas estas construções não são frequentes na língua contemporânea.
Quando obrigado é usado como forma de agradecimento, entende-se tradicionalmente que se trata de um uso do adjectivo, e então muitos gramáticos aconselham que o adjectivo deve concordar com o sujeito que se exprime: obrigado, se se tratar de um sujeito masculino; obrigada, se se tratar de um sujeito feminino; obrigados, se se tratar de um sujeito masculino plural e obrigadas, se se tratar de um sujeito feminino plural. No entanto, é possível considerar obrigado uma interjeição, pois nada há que justifique tratar-se de um adjectivo, quando usado isoladamente. Neste caso, e visto que as interjeições são palavras invariáveis, a forma a usar deverá ser única -obrigado -, independentemente do género ou número do sujeito que fala. Este caso de obrigado como interjeição poderá então aproximar-se de outros casos em que um adjectivo original perde a flexão e passa a constituir uma interjeição (ex. Aplaudo essa proposta; apoiado!Óptimo; adorei os resultados! Pronto, meninas, vamos embora!).
Como conclusão, pode dizer-se que uma mulher pode agradecer de forma correcta com obrigada (utilizando um adjectivo que concorda em género e número com o sujeito falante) ou com obrigado (utilizando uma interjeição, que é invariável), mas um homem só deverá agradecer com obrigado, pois esta forma é a do adjectivo masculino singular e da interjeição.
Sempre me ensinaram: Obrigada para as meninas, Obrigado para os meninos! E a minha querida amiga Filipa diz o mesmo (pronto Filipa! :P)
Bem!!
Mais esclarecido, impossivel!
Bom trabalho.
Obrigado a todos pelos esclarecimentos!
Para mim, obrigada, muito obrigada sempre!!!
Mesmo que nao seja o correcto, faço questão de nao mudar!!
Manias...
Enviar um comentário