segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Para discutir...

Obrigada ou Obrigado?

8 comentários:

Suz disse...

Gaja = obrigada
Gajo = obrigado

Foi o que uma stôra de português me ensinou..

:o)

PrimusBaro disse...

Obrigado...

Mas alguem foi "obrigado/a" a algo?
Deveria ser "agradecido/a".

Follow my drift?

Suz disse...

Hum, sim.

Porque dizemos obrigada e não agradecida, por exemplo?

Pois a origem etimológica da expressão desconheço.. :)

Mas posso investigar junto das minhas fontes ;)

Unknown disse...

Após verificar o que queria dizer obrigado ou obrigada, cá vai a explicação:

Obrigado é um adjectivo que pode ser definido como "que se sente devedor de alguma coisa, normalmente um favor ou uma amabilidade" e pode normalmente ser sinónimo de agradecido, grato ou reconhecido. Este adjectivo deriva do verbo obrigar, sendo provável que fossem usuais construções semelhantes a Estou-lhe obrigado ou Ela ficou-lhe obrigada ou ainda Estamos muito obrigados pelo favor que nos fez, mas estas construções não são frequentes na língua contemporânea.
Quando obrigado é usado como forma de agradecimento, entende-se tradicionalmente que se trata de um uso do adjectivo, e então muitos gramáticos aconselham que o adjectivo deve concordar com o sujeito que se exprime: obrigado, se se tratar de um sujeito masculino; obrigada, se se tratar de um sujeito feminino; obrigados, se se tratar de um sujeito masculino plural e obrigadas, se se tratar de um sujeito feminino plural. No entanto, é possível considerar obrigado uma interjeição, pois nada há que justifique tratar-se de um adjectivo, quando usado isoladamente. Neste caso, e visto que as interjeições são palavras invariáveis, a forma a usar deverá ser única -obrigado -, independentemente do género ou número do sujeito que fala. Este caso de obrigado como interjeição poderá então aproximar-se de outros casos em que um adjectivo original perde a flexão e passa a constituir uma interjeição (ex. Aplaudo essa proposta; apoiado!Óptimo; adorei os resultados! Pronto, meninas, vamos embora!).
Como conclusão, pode dizer-se que uma mulher pode agradecer de forma correcta com obrigada (utilizando um adjectivo que concorda em género e número com o sujeito falante) ou com obrigado (utilizando uma interjeição, que é invariável), mas um homem só deverá agradecer com obrigado, pois esta forma é a do adjectivo masculino singular e da interjeição.

Panuci disse...

Sempre me ensinaram: Obrigada para as meninas, Obrigado para os meninos! E a minha querida amiga Filipa diz o mesmo (pronto Filipa! :P)

PrimusBaro disse...

Bem!!

Mais esclarecido, impossivel!

Bom trabalho.

Noninhas disse...

Obrigado a todos pelos esclarecimentos!

Unknown disse...

Para mim, obrigada, muito obrigada sempre!!!

Mesmo que nao seja o correcto, faço questão de nao mudar!!


Manias...